terça-feira, 25 de outubro de 2011

Transition Training no Hub de São Paulo/ Out 2011


Foi um grande encontro de almas afins de um mesmo propósito: esse foi o treinamento de articuladores do Transition Town Brasil promovido pelo Instituto CRIS, neste ultimo final de semana (14 a 16 de outubro de 2011). Organizado por uma das articuladoras da rede Nacional do Transition Brasil, Isabela Maria Gomez de Menezes e liderado por Frank Siciliano e Zaida Amaral, treinadores oficiais do Transition Town no Brasil, esse evento reuniu 28 pessoas do Brasil inteiro, desde o Norte com o pessoal de Manaus, que já está articulando a transição na Floresta; até o sul , com as meninas de Garopaba-Santa Catarina, alem de representantes de Minas Gerais, e muitos paulistas e paulistanos; sem falar do representante Internacional mexicano que esta passando uma temporada no Brasil e aproveitou para conhecer o Movimento.

Começando na sexta-feira, no começo da noite de Lua Cheia, , apesar do trânsito da metrópole e com alguns atrasos inevitáveis , todos chegaram ansiosos para começar. Houve o momento de apresentação pessoal através da dinâmica “ duas filas em movimento” , em seguida foi apresentado o contexto da transição, falando sobre o pico do petróleo, mudanças climáticas e a situação do nosso Planeta terra no contexto atual de globalização. Diante desse cenário um tanto quanto angustiante, a apresentação do movimento do Transition Towns, sua origem, princípios e exemplos, surge como um caminho de esperança e otimismo. E assim, a noite seguiu com muita informação e dinâmicas de grupos sobre os temas abordados.

O sábado chuvoso criou um clima aconchegante entre os recém amigos, com o aprofundamento do tema, falando ainda sobre o movimento, foi explicado sobre os doze ingredientes, sete princípios e como iniciar e manter os grupos de transição em sua comunidade. Alem disso, foram elucidados métodos de sensibilização e engajamento, reforçando o aprendizado através das dinâmicas em grupo. Após o almoço, o momento foi de interiorização, acessar a mente interior também foi uma ferramenta para estimular a transição interna, e assim surgiu a questão: "Quais são as crenças e histórias do nosso mundo sobre as quais, o sistema de crescimento industrial se baseou, e nos levou ao ponto em que todo o nosso sistema se tornou insustentável?”. Aproveitando esse sentimento de inquietação, a dinâmica “roda do futuro” encerrou o dia trazendo um pouco mais de expectativa para esse novo futuro transformado pela transição.

O domingo ainda chuvoso, foi mais agitado e cheio de dinâmicas para afastar o frio de primavera e criar ainda mais laços entre os participantes. Foi apresentado a tecnologia de espaço aberto, e também, todos criaram uma linha do tempo a caminho da transição,expondo o que desejam para o futuro da vida, bairro, cidade, país e planeta. E assim, após o conselho final, encerrou o treinamento do Transition Towns, com a formação de um grupo eclético , com pessoas muito interessantes e de qualidade, que certamente serão articuladores de transição em suas comunidades, fazendo com que, em pequenas comunidades se transformando, o mundo também irá mudar, e para melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário