Mostrando postagens com marcador Towns. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Towns. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de junho de 2012

Na Virada Sustentável, Heliópolis começou a verdejar

O projeto Verdejando Heliópolis promoveu, nos dias 01 e 02 de junho, sua primeira ação: um de plantio de árvores na comunidade. O projeto - iniciado em parceria por InstitutoBaccarelli, Instituto Cris e UNAS, com apoio da Subprefeitura Ipiranga e do Coletivo Basurama – foi lançado durante a Virada Sustentável de São Paulo.
Na sexta-feira (01), pela manhã, 10 crianças realizaram o plantio de 01 árvore em uma praça redonda que fica próxima à lavanderia comunitária e 10 árvores ao lado do córrego que fica na Rua Projetada. À tarde, 19 crianças plantaram 04 árvores ao lado do córrego – espaço que, depois de limpo pela Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Ipiranga e com as 14 árvores plantadas, acabou se transformando em um jardim linear, em meio à comunidade!


http://institutobaccarelli.blogspot.com.br/2012/06/na-virada-sustentavel-heliopolis.html 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

WNTV - Mulheres que Fazem TV - Isabela Menezes - 05/10/2011

WNTV - Mulheres que Fazem TV - Isabela Menezes - 05/10/2011 from WNTV on Vimeo.

Transition Training no Hub de São Paulo/ Out 2011


Foi um grande encontro de almas afins de um mesmo propósito: esse foi o treinamento de articuladores do Transition Town Brasil promovido pelo Instituto CRIS, neste ultimo final de semana (14 a 16 de outubro de 2011). Organizado por uma das articuladoras da rede Nacional do Transition Brasil, Isabela Maria Gomez de Menezes e liderado por Frank Siciliano e Zaida Amaral, treinadores oficiais do Transition Town no Brasil, esse evento reuniu 28 pessoas do Brasil inteiro, desde o Norte com o pessoal de Manaus, que já está articulando a transição na Floresta; até o sul , com as meninas de Garopaba-Santa Catarina, alem de representantes de Minas Gerais, e muitos paulistas e paulistanos; sem falar do representante Internacional mexicano que esta passando uma temporada no Brasil e aproveitou para conhecer o Movimento.

Começando na sexta-feira, no começo da noite de Lua Cheia, , apesar do trânsito da metrópole e com alguns atrasos inevitáveis , todos chegaram ansiosos para começar. Houve o momento de apresentação pessoal através da dinâmica “ duas filas em movimento” , em seguida foi apresentado o contexto da transição, falando sobre o pico do petróleo, mudanças climáticas e a situação do nosso Planeta terra no contexto atual de globalização. Diante desse cenário um tanto quanto angustiante, a apresentação do movimento do Transition Towns, sua origem, princípios e exemplos, surge como um caminho de esperança e otimismo. E assim, a noite seguiu com muita informação e dinâmicas de grupos sobre os temas abordados.

O sábado chuvoso criou um clima aconchegante entre os recém amigos, com o aprofundamento do tema, falando ainda sobre o movimento, foi explicado sobre os doze ingredientes, sete princípios e como iniciar e manter os grupos de transição em sua comunidade. Alem disso, foram elucidados métodos de sensibilização e engajamento, reforçando o aprendizado através das dinâmicas em grupo. Após o almoço, o momento foi de interiorização, acessar a mente interior também foi uma ferramenta para estimular a transição interna, e assim surgiu a questão: "Quais são as crenças e histórias do nosso mundo sobre as quais, o sistema de crescimento industrial se baseou, e nos levou ao ponto em que todo o nosso sistema se tornou insustentável?”. Aproveitando esse sentimento de inquietação, a dinâmica “roda do futuro” encerrou o dia trazendo um pouco mais de expectativa para esse novo futuro transformado pela transição.

O domingo ainda chuvoso, foi mais agitado e cheio de dinâmicas para afastar o frio de primavera e criar ainda mais laços entre os participantes. Foi apresentado a tecnologia de espaço aberto, e também, todos criaram uma linha do tempo a caminho da transição,expondo o que desejam para o futuro da vida, bairro, cidade, país e planeta. E assim, após o conselho final, encerrou o treinamento do Transition Towns, com a formação de um grupo eclético , com pessoas muito interessantes e de qualidade, que certamente serão articuladores de transição em suas comunidades, fazendo com que, em pequenas comunidades se transformando, o mundo também irá mudar, e para melhor!


segunda-feira, 18 de julho de 2011

5ª Conferencia Internacional do Transition Towns | Liverpool - UK - julho de 2011




5ª Conferencia Internacional do Transition Towns
Liverpool - UK - julho de 2011
Nossa nem sei por onde começar!
Um encontro como esse gera tanta reflexão interna que a mente fica confusa e cheia de informações.
Mas vamos lá, tentar compilar e transmitir um pouco dessa experiência!
Cheguei na Conferencia no início da noite de sexta, cansada das 20 horas de vôo mas feliz por estar lá.


Monica Picavea e May East, minha companheiras de aventura, só chegariam no dia seguinte mas nem me senti sozinha!
Um "Open Bar" aconteceu na mesma noite, onde pudemos encontrar amigos feitos na Conferencia passada e iniciar novos contatos com os movimentos de todo o mundo.
Mel Ellis - Transition UK Juan del Rio from Transition Barcelona Miguel leal - Transition Paredes
O local escolhido para este ano é a terra dos Beatles, Livepool, uma cidade que já viveu dias de glória como o principal porto da Inglaterra, mas que hoje luta para se revitalizar.
A Hope University se estende por uma área bem grande, chegando a pegar vários quarteirões!
É como um lindo parque com árvores, fontes e espaços verdes. Os ingleses são muito bons em espaços verdes!
A conferencia começou no sábado pela manhã, com todos reunidos na "Chapel" para a abertura oficial, com apresentação da agenda, informes e etc....
Rob Hopkins, Peter Lipman e Jo comandaram a abertura e fizemos o famoso "mapeamento".
Eu como representante do Brasil, fiquei lá na ponta pois era o ponto mais ao sul do planeta, presente na conferencia e tive o prazer de anunciar logo de cara para todos os presentes que a rede brasileira atingiu a marca dos 1.000 membros! Uma delícia chegar e dar uma notícia assim né!
Cantamos, fizemos algumas dinâmicas de conhecimento, trocamos expectativas!
Meu primeiro WorkShop foi com o próprio Rob Hopkins, criador e mentor deste movimentos posso dizer a vocês que foi muito bacana!
Ele falou dos ingredientes da Transição e fizemos uma dinâmica com um jogo de cartas dos ingredientes, o que me Levou a uma profunda reflexão
sobre o movimento do meu grupo da Granja Viana e sobre os outros em que tenho o prazer de participar e colaborar!
Formamos 4 grupos e cada um escolheu uma das iniciativas para fazer o jogo. Nosso grupo escolheu a história do Transition Nottinham
e conforme a representante do Transition Nottinham ia contando a história do grupo, nos íamos colocando na ordem, os vários ingredientes para iniciar uma grupo de transição.
Foi uma verdadeira terapia para ela! Muito interessantes. Rob vai desenvolver esse jogo para que todos os grupos possam fazer uso dele, acertando suas arestas, revendo falhas e objetivos!
Interessante foi ver como cada grupo escolheu como dispor as cartas!
O segundo workshop foi sobre diversidade e inclusão na Transição e fui lá para falar da experiência do Grupo de Transição da Brasilândia! Fizemos a dinâmica do "Bowl fish", que alias eu achei fantástica e tivemos a presença de duas garotas de um movimento na Canadá contra a extração da "tar sand" (Betume)!. Muito bacana! Senti a mesma dor delas pois temos no Brasil atualmente um caso semelhante com a Usina de Belo Monte!


O Bowl Fish consiste em .....
Fechamos o dia com os "Homes Groups" - escolhemos um tema para conversar e mantemos esse grupo atuante até o fim da conferencia! Não funcionou muito, pois é muita coisa para fazer e acabei que não consegui me reunir novamente com eles, mas tivemos uma boa conversa sobre o grupo da Suiça!
No início da noite, Monica e May chegaram e sentamos para começar a juntar nossas apresentações!
Tinhamos um monte de trabalho pela frente e nem ficamos para o "Open MIC" um show de talentos que tem em toda a conferencia, onde quem quiser se apresenta cantando, recitando, atuando e etc.... Muito divertido por sinal!
Manhã de domingo! Um dia cheio para nós! Nosso amigo foi flagrado na sua pratica diária e eu, May e Monica fomos direto comer nosso café!
Iniciamos novamente o dia com todos na "Chapel" para os informes do dia e algumas dinâmicas fantásticas focalizadas pela Jo e pelo Nick Osborne do Transition Glastonbury! Foi muito bacana também!
Fomos todos para o restaurante e trabalhamos em grupos de 4 em nossas visões pessoais e de grupo. No meu grupo tinha um menino de uns 13 anos e foi show ver a visão dele!
É um desafio para todos os grupos fazer com que os jovens entrem para o movimento!
Até porque são eles que vão herdar esse mundo que estamos ajudando e destruir e exaurir com nosso estilo agressivo de vida e consumo!
Hall de encontros!
Nossa escolha de domingo a tarde, foi sair um pouco e fazer a visita ao movimento que esta lutando para revitalizar um bairro inteiro que a prefeitura de Liverpool que colocar a baixo para construir casas com garagem. Eles estão lutando bravamente para manter a história do local e nós fomos lá ouvir e apoiar! Umas ruas lindas, com pequenas casas, ruas largas e muito senso de comunidade. Fechamos a visita com um delicioso lanche, assinamos a petição e voltamos para a Hope University.
A Noite de domingo foi dedicada a farra e como nossas máquinas já estavam sem bateria, ficamos sem o registro da nossa participação no "Open MIC"!
Nem vou contar sobre nossas performances! Rsrsrsrs
Ok, chegamos no grande dia para a "Gang Brasileira" segundo o Rob Hopkins.
Dia da nossa apresentação. May dando o panorama geral, rede nacional e zonas de influência, eu apresentando o grupo da Granja Viana e Monica apresentando o grupo da Braislândia.
Foi MUITO bacana ter na nossa apresentação praticamente todo o Board do Transition Network. O Brasil é a bola da vez, juntamente com o grupo de Portugal e Barcelona!
E segundo eles os movimentos internacionais em "On Fire"!!!!!!! Great no!!!!
Foi realmente lindo de ver a receptividade deles! Um arraso total! :)
Bem amigos, longo relato não! Fechamos a nossa participação com chave de ouro e com Rob Hopkins, Jo e Peter dando um super destaque a apresentação por nós feita!
Voltamos felizes, honradas e re-energizadas para aprontar um monte de coisa boa para a rede nacional!
Um grande abraço para todos
Issa