http://institutobaccarelli.blogspot.com.br/2012/06/na-virada-sustentavel-heliopolis.html
terça-feira, 5 de junho de 2012
Na Virada Sustentável, Heliópolis começou a verdejar
http://institutobaccarelli.blogspot.com.br/2012/06/na-virada-sustentavel-heliopolis.html
quarta-feira, 23 de maio de 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Transition Training no Hub de São Paulo/ Out 2011

Começando na sexta-feira, no começo da noite de Lua Cheia, , apesar do trânsito da metrópole e com alguns atrasos inevitáveis , todos chegaram ansiosos para começar. Houve o momento de apresentação pessoal através da dinâmica “ duas filas em movimento” , em seguida foi apresentado o contexto da transição, falando sobre o pico do petróleo, mudanças climáticas e a situação do nosso Planeta terra no contexto atual de globalização. Diante desse cenário um tanto quanto angustiante, a apresentação do movimento do Transition Towns, sua origem, princípios e exemplos, surge como um caminho de esperança e otimismo. E assim, a noite seguiu com muita informação e dinâmicas de grupos sobre os temas abordados.
O sábado chuvoso criou um clima aconchegante entre os recém amigos, com o aprofundamento do tema, falando ainda sobre o movimento, foi explicado sobre os doze ingredientes, sete princípios e como iniciar e manter os grupos de transição em sua comunidade. Alem disso, foram elucidados métodos de sensibilização e engajamento, reforçando o aprendizado através das dinâmicas em grupo. Após o almoço, o momento foi de interiorização, acessar a mente interior também foi uma ferramenta para estimular a transição interna, e assim surgiu a questão: "Quais são as crenças e histórias do nosso mundo sobre as quais, o sistema de crescimento industrial se baseou, e nos levou ao ponto em que todo o nosso sistema se tornou insustentável?”. Aproveitando esse sentimento de inquietação, a dinâmica “roda do futuro” encerrou o dia trazendo um pouco mais de expectativa para esse novo futuro transformado pela transição.
O domingo ainda chuvoso, foi mais agitado e cheio de dinâmicas para afastar o frio de primavera e criar ainda mais laços entre os participantes. Foi apresentado a tecnologia de espaço aberto, e também, todos criaram uma linha do tempo a caminho da transição,expondo o que desejam para o futuro da vida, bairro, cidade, país e planeta. E assim, após o conselho final, encerrou o treinamento do Transition Towns, com a formação de um grupo eclético , com pessoas muito interessantes e de qualidade, que certamente serão articuladores de transição em suas comunidades, fazendo com que, em pequenas comunidades se transformando, o mundo também irá mudar, e para melhor!
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
5ª Conferencia Internacional do Transition Towns | Liverpool - UK - julho de 2011
5ª Conferencia Internacional do Transition Towns
Liverpool - UK - julho de 2011
Nossa nem sei por onde começar!
Um encontro como esse gera tanta reflexão interna que a mente fica confusa e cheia de informações.Mas vamos lá, tentar compilar e transmitir um pouco dessa experiência!Cheguei na Conferencia no início da noite de sexta, cansada das 20 horas de vôo mas feliz por estar lá.
Monica Picavea e May East, minha companheiras de aventura, só chegariam no dia seguinte mas nem me senti sozinha!Um "Open Bar" aconteceu na mesma noite, onde pudemos encontrar amigos feitos na Conferencia passada e iniciar novos contatos com os movimentos de todo o mundo.O local escolhido para este ano é a terra dos Beatles, Livepool, uma cidade que já viveu dias de glória como o principal porto da Inglaterra, mas que hoje luta para se revitalizar.A Hope University se estende por uma área bem grande, chegando a pegar vários quarteirões!É como um lindo parque com árvores, fontes e espaços verdes. Os ingleses são muito bons em espaços verdes!A conferencia começou no sábado pela manhã, com todos reunidos na "Chapel" para a abertura oficial, com apresentação da agenda, informes e etc....Rob Hopkins, Peter Lipman e Jo comandaram a abertura e fizemos o famoso "mapeamento".Eu como representante do Brasil, fiquei lá na ponta pois era o ponto mais ao sul do planeta, presente na conferencia e tive o prazer de anunciar logo de cara para todos os presentes que a rede brasileira atingiu a marca dos 1.000 membros! Uma delícia chegar e dar uma notícia assim né!Cantamos, fizemos algumas dinâmicas de conhecimento, trocamos expectativas!Meu primeiro WorkShop foi com o próprio Rob Hopkins, criador e mentor deste movimentos posso dizer a vocês que foi muito bacana!Ele falou dos ingredientes da Transição e fizemos uma dinâmica com um jogo de cartas dos ingredientes, o que me Levou a uma profunda reflexãosobre o movimento do meu grupo da Granja Viana e sobre os outros em que tenho o prazer de participar e colaborar!Formamos 4 grupos e cada um escolheu uma das iniciativas para fazer o jogo. Nosso grupo escolheu a história do Transition Nottinhame conforme a representante do Transition Nottinham ia contando a história do grupo, nos íamos colocando na ordem, os vários ingredientes para iniciar uma grupo de transição.Foi uma verdadeira terapia para ela! Muito interessantes. Rob vai desenvolver esse jogo para que todos os grupos possam fazer uso dele, acertando suas arestas, revendo falhas e objetivos!Interessante foi ver como cada grupo escolheu como dispor as cartas!O segundo workshop foi sobre diversidade e inclusão na Transição e fui lá para falar da experiência do Grupo de Transição da Brasilândia! Fizemos a dinâmica do "Bowl fish", que alias eu achei fantástica e tivemos a presença de duas garotas de um movimento na Canadá contra a extração da "tar sand" (Betume)!. Muito bacana! Senti a mesma dor delas pois temos no Brasil atualmente um caso semelhante com a Usina de Belo Monte!O Bowl Fish consiste em .....Fechamos o dia com os "Homes Groups" - escolhemos um tema para conversar e mantemos esse grupo atuante até o fim da conferencia! Não funcionou muito, pois é muita coisa para fazer e acabei que não consegui me reunir novamente com eles, mas tivemos uma boa conversa sobre o grupo da Suiça!No início da noite, Monica e May chegaram e sentamos para começar a juntar nossas apresentações!Tinhamos um monte de trabalho pela frente e nem ficamos para o "Open MIC" um show de talentos que tem em toda a conferencia, onde quem quiser se apresenta cantando, recitando, atuando e etc.... Muito divertido por sinal!Manhã de domingo! Um dia cheio para nós! Nosso amigo foi flagrado na sua pratica diária e eu, May e Monica fomos direto comer nosso café!Iniciamos novamente o dia com todos na "Chapel" para os informes do dia e algumas dinâmicas fantásticas focalizadas pela Jo e pelo Nick Osborne do Transition Glastonbury! Foi muito bacana também!Fomos todos para o restaurante e trabalhamos em grupos de 4 em nossas visões pessoais e de grupo. No meu grupo tinha um menino de uns 13 anos e foi show ver a visão dele!É um desafio para todos os grupos fazer com que os jovens entrem para o movimento!Até porque são eles que vão herdar esse mundo que estamos ajudando e destruir e exaurir com nosso estilo agressivo de vida e consumo!Hall de encontros!Nossa escolha de domingo a tarde, foi sair um pouco e fazer a visita ao movimento que esta lutando para revitalizar um bairro inteiro que a prefeitura de Liverpool que colocar a baixo para construir casas com garagem. Eles estão lutando bravamente para manter a história do local e nós fomos lá ouvir e apoiar! Umas ruas lindas, com pequenas casas, ruas largas e muito senso de comunidade. Fechamos a visita com um delicioso lanche, assinamos a petição e voltamos para a Hope University.A Noite de domingo foi dedicada a farra e como nossas máquinas já estavam sem bateria, ficamos sem o registro da nossa participação no "Open MIC"!Nem vou contar sobre nossas performances! RsrsrsrsOk, chegamos no grande dia para a "Gang Brasileira" segundo o Rob Hopkins.Dia da nossa apresentação. May dando o panorama geral, rede nacional e zonas de influência, eu apresentando o grupo da Granja Viana e Monica apresentando o grupo da Braislândia.Foi MUITO bacana ter na nossa apresentação praticamente todo o Board do Transition Network. O Brasil é a bola da vez, juntamente com o grupo de Portugal e Barcelona!E segundo eles os movimentos internacionais em "On Fire"!!!!!!! Great no!!!!Foi realmente lindo de ver a receptividade deles! Um arraso total! :)Bem amigos, longo relato não! Fechamos a nossa participação com chave de ouro e com Rob Hopkins, Jo e Peter dando um super destaque a apresentação por nós feita!Voltamos felizes, honradas e re-energizadas para aprontar um monte de coisa boa para a rede nacional!Um grande abraço para todosIssa

Rob Hopkins BBC









