quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Transition Town Manaus


O movimento Transition Towns chegou em Manaus, capital do Amazonas, estado em que se concentra a maior parte da floresta amazônica, no dia 9 de agosto, com uma palestra gratuita de lançamento com o membro oficial do Transition Brasil, Marcos Ninguém, realizada pela Green Hera e pelo CRIS.
Após o lançamento, criamos um grupo de pessoas que estavam realmente interessadas em fazer algo e botar a mão na massa para colocar Manaus em transição. O grupo se mostrou muito bem consolidado e está hoje no seu oitavo encontro!! Passamos pela fase de nos conhecermos, entender como cada um pode ajudar e colaborar, definir o fluxo do grupo e nossa missão.  Construímos a linha do tempo com as ações para os próximos 20 anos e acabamos de formar os grupos de trabalho, que até agora são os seguintes:
- Transportes
- Alimentação Consciente
- Resíduos
- Florestas
- Agroecologia
- Transiçao Interna
- Mudanças climáticas
- Centro/patrimônio histórico
- Transição legal
Atualmente estamos na fase de rever e pensar nas ações propostas para cada GT, dentro da linha do tempo, e começar a colocar em prática!
Dentre as ações que já realizamos, fizemos nesse último domingo dia 30/10, um passeio de lancha para visitar a comunidade de ribeirinhos do Jatuarana, localizada no Rio Amazonas, que tiveram suas terras invadidas pelo exército e correm o risco de ser em despejados do local onde nasceram e onde sustentam suas famílias há mais de 100 anos. São os verdadeiros povos da floresta.  Esse local também está comprometido com o crescimento urbano desordenado, principalmente por indústrias e fábricas que estão desmatando a região para construírem seus galpões. A idéia do Transition Manaus é começar a desenvolver um trabalho para criar nessa região uma área de conservação de uso sustentável, levando informação e conhecimento para que essas comunidades evoluam em sintonia com a natureza, através de um documentário em vídeo criado e elaborado pelo próprio grupo.
Para o mês de novembro o Transition Manaus vêm com duas ações bem interessantes e abertas à população. A primeira é a exibição do documentário  2012 Tempo de Mudança na Virada Cultural, no dia 12 de novembro. E a segunda é a realização de um Flash Mob de conscientização sobre o lixo (o primeiro evento desse tipo realizado em Manaus!), no evento Copa Direcional de Paraquedismo, realizada pelo programa regional de esportes  Expressão, na praia do Tropical Hotel. Essa ação promete mexer com toda a cidade!! Estamos em fase de ajustar os detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira possível!
No mais, é importante ressaltar que o grupo está consciente de que a transição deve começar dentro de casa, e por isso estamos organizando cursos e oficinas gratuitas entre os integrantes, para que possamos adquirir conhecimento e implementar as mudanças necessárias em nossas casas. A primeira oficina será de horta caseira e será ministrada na casa de um dos integrantes. A idéia é que todo o grupo ajude a construir  essa horta e depois cada um faz  na sua própria casa!

Em apenas 3 meses de movimento já conseguimos criar um esquema de trabalho alegre e produtivo, evoluir com as nossas idéias e o mais importante, sensibilizar todos que chegam para conhecer o Transition Manaus e contribuir de alguma maneira, aumentando e fortalecendo essa corrente do bem!
Em breve Teremso mais novidades!
firme na transição.
Barbarah Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário