Mostrando postagens com marcador urbanismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador urbanismo. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de junho de 2012

Na Virada Sustentável, Heliópolis começou a verdejar

O projeto Verdejando Heliópolis promoveu, nos dias 01 e 02 de junho, sua primeira ação: um de plantio de árvores na comunidade. O projeto - iniciado em parceria por InstitutoBaccarelli, Instituto Cris e UNAS, com apoio da Subprefeitura Ipiranga e do Coletivo Basurama – foi lançado durante a Virada Sustentável de São Paulo.
Na sexta-feira (01), pela manhã, 10 crianças realizaram o plantio de 01 árvore em uma praça redonda que fica próxima à lavanderia comunitária e 10 árvores ao lado do córrego que fica na Rua Projetada. À tarde, 19 crianças plantaram 04 árvores ao lado do córrego – espaço que, depois de limpo pela Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Ipiranga e com as 14 árvores plantadas, acabou se transformando em um jardim linear, em meio à comunidade!


http://institutobaccarelli.blogspot.com.br/2012/06/na-virada-sustentavel-heliopolis.html 

terça-feira, 6 de março de 2012

Guarulhos em Transição - Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos

Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos


Almeida posa ao lado do secretário Paulo Carvalho e de May East / Márcio Lino




























 http://novo.guarulhos.sp.gov.br/index.php


Guarulhos vai dar início a um planejamento que visa torná-la mais sustentável nos próximos 30 anos. A proposta é resultado do treinamento internacional Cidades em Transição, evento realizado entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Centro de Educação Ambiental Bosque Maia, com a finalidade de capacitar pessoas para promover ações sustentáveis e integradas no município.  
A primeira iniciativa nesse sentido foi o anúncio, durante o encerramento do encontro, que o Fracalanza será o “Parque da

A ambientalista May East participou da atividade
Transição”. Localizado na Vila Augusta, o local será o Centro de Referência em Sustentabilidade Integral, reunindo o Centro de Terapias Naturais, tecnologias ecológicas (modelos para o IPTU Verde) e uma biblioteca temática. O objetivo da Prefeitura é que o espaço comece a funcionar em um mês. Além de aderir à rede Cidades em Transição, Guarulhos foi o segundo município do país, depois de Fortaleza, a oferecer gratuitamente o treinamento que atendeu 60 pessoas. Conhecido como Transition Towns, o movimento foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas.
Em Guarulhos, o curso foi ministrado pela ambientalista May East, brasileira que reside há 20 anos na Escócia. No domingo,  ela também proferiu palestra para cerca de 160 pessoas no Adamastor Centro. O prefeito sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carvalho, prestigiaram o evento.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Transition Manaus - Flash Mob 27 nov 2011- "Brincadeira do Bem"-



O grupo Transition Manaus foi convidado para realizar uma ação de conscientização no evento Campeonato Amazonense de Paraquedismo - Etapa Final, que acontece no Park Suit (Flat do Tropical), na Ponta Negra 27 de novembro a partir das 8h até as 18h. Esse evento realizado pelo programa de esportes Expressão, do Pablo Casado, vai reunir 10 modalidades dos esportes radicais: Wakeboard, Wakesurf, Barefoot, Paracail, Stand Up Paddle, Paramotor, Rugby, Base Jump, Skate e Bike.

Para tal, o grupo Transition Manaus pensou em realizar algo que fosse ao mesmo tempo inovador, divertido e passasse uma mensagem de conscientização, e foi assim que chegamos na idéia de realizar um Flash Mob...

Para quem ainda não sabe o que é Flash Mob, ai vai:
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, esta se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social. São intervenções inteligentes, rápidas, que chamam a atenção das pessoas de maneira inesperada e passam uma mensagem...

A ação específica que será realizada no evento do dia 27, será revelada apenas aos participantes no dia do ensaio, que será próximo sábado, dia 19/11, as 16h, para não perder a graça...

Esse é um tipo de ação que precisa da colaboraçao de um grande número de pessoas para que tenha o resultado esperado...então convide seus amigos, vizinhos, familiares e venha fazer parte dessa "brincadeira do bem"!!


ATUALIZAÇÃO:
Após o ensaio realizado nesse último sábado dia 19, chegamos às seguintes recomendações:
- ponto de encontro as 14h30 no chafariz que fica bem na entrada do Flat do Tropical. Chegando la procurar pela Andrea
- Temos cerca de uma hora para estudar o melhor local e posicionar as câmeras. O começo da filmagem e da ação está programado para as 16h.
- Todo mundo de camisa branca (para aqueles que quiserem fazer uma camisa do grupo Transition Manaus, basta passar la no Manauara Shopping na loja Copyimagem que fica no piso de serviços e dá o nome do grupo. O logo já está salvo lá e o valor da camisa fica em R$17)
- No ponto de encontro vamos distribuir os apitos, pon-pons e gorros de papai noel. Quem tiver mais adereços para fazer barulho, favor levar!
- Para aqueles que não compareceram ao ensaio, segue o link do vídeo com o Flash Mob que vamos realizar: