Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos
Almeida posa ao lado do secretário Paulo Carvalho e de May East / Márcio Lino
http://novo.guarulhos.sp.gov.br/index.php
Guarulhos
vai dar início a um planejamento que visa torná-la mais sustentável nos
próximos 30 anos. A proposta é resultado do treinamento internacional
Cidades em Transição, evento realizado entre sexta-feira (2) e domingo
(4), no Centro de Educação Ambiental Bosque Maia, com a finalidade de
capacitar pessoas para promover ações sustentáveis e integradas no
município.
A primeira iniciativa nesse sentido foi o anúncio, durante o encerramento do encontro, que o Fracalanza será o “Parque da
A ambientalista May East participou da atividade
Transição”.
Localizado na Vila Augusta, o local será o Centro de Referência em
Sustentabilidade Integral, reunindo o Centro de Terapias Naturais,
tecnologias ecológicas (modelos para o IPTU Verde) e uma biblioteca
temática. O objetivo da Prefeitura é que o espaço comece a funcionar em
um mês.
Além de aderir à rede Cidades em Transição, Guarulhos foi o segundo
município do país, depois de Fortaleza, a oferecer gratuitamente o
treinamento que atendeu 60 pessoas. Conhecido como Transition Towns, o
movimento foi criado pelo inglês Rob Hopkins com o objetivo de
transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do
petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises
externas, tanto econômicas como ecológicas.
Em Guarulhos, o curso foi ministrado pela ambientalista May East,
brasileira que reside há 20 anos na Escócia. No domingo, ela também
proferiu palestra para cerca de 160 pessoas no Adamastor Centro. O
prefeito sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, Paulo
Carvalho, prestigiaram o evento.