Mostrando postagens com marcador cidades sustentaveis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cidades sustentaveis. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 14 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012
terça-feira, 5 de junho de 2012
Na Virada Sustentável, Heliópolis começou a verdejar
O projeto Verdejando
Heliópolis promoveu, nos dias 01 e 02 de junho, sua primeira ação: um de
plantio de árvores na comunidade. O projeto - iniciado em parceria por InstitutoBaccarelli, Instituto Cris e UNAS, com apoio da
Subprefeitura Ipiranga e do Coletivo Basurama – foi
lançado durante a Virada Sustentável de São Paulo.
http://institutobaccarelli.blogspot.com.br/2012/06/na-virada-sustentavel-heliopolis.html
quarta-feira, 30 de maio de 2012
A Ecofeira Granja Vianna que aconteceu no Templo Zulai
Eco-Vesak mais uma vez sucesso de público

A Ecofeira Granja Vianna que aconteceu no Templo Zulai no último dia 20
de maio, confirmando mais uma vez o sucesso desse evento que tem como
foco a sustentabilidade, o fomento ao consumo de orgânicos/integrais e a
geração de renda para os produtores locais.
Cerca de 1500 pessoas circularam pelas tendas montadas especialmente para a Ecofeira, que ocorreu dentro da programação do ZuLai referente ao Vesak, comemoração do nascimento de Buda. Ainda que tenha contado com grande número de visitantes de outras cidades em função da festa do templo, a Eco-Vesak continuou sendo prestigiada em peso pelos granjeiros.
Os expositores da Ecofeira ampliaram a variedade e quantidade de produtos oferecidos, mas ainda assim, por volta do meio dia (a feira começou às nove horas) alguns já tinham vendido toda sua produção. Verduras, legumes, cogumelos e frutas orgânicas são itens bastante procurados, bem como os alimentos já prontos, sob forma de conservas, geléias, pães, biscoitos, massas e bolos. O artesanato sustentável traz funcionalidade e beleza aos visitantes, bem como as flores e plantas ornamentais que também são oferecidos.
O Cantinho das Crianças, conduzido pelos monitores da SELVA -Sociedade Ecológica Verde Amarelo, formados pelo Ponto de Cultura CEACOTUR no Sítio do Mandu, foi uma atração à parte, com atividades de plantio de mudas de horta, além da programação especial da Brinca Yoga, atividade desenvolvida por Renata Von Poser, onde a criançada pôde praticar posturas de yoga e aprender alguns conceitos de forma lúdica e envolvente.
A próxima Ecofeira Granja Vianna vai ocorrer dia três de junho, na Escola Granja Vianna, situada na Av José Felix de Oliveira, 1270, das 9 às 14 horas.
O evento é uma promoção conjunta da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Movimento Transition Town, e Faculdade Mário Schenberg, com apoios da Escola Granja Vianna, Ciagraph, I-Grafix, Felix Office, Loc Tudo e SELVA - Sociedade Ecológica Verde Amarelo.
Cerca de 1500 pessoas circularam pelas tendas montadas especialmente para a Ecofeira, que ocorreu dentro da programação do ZuLai referente ao Vesak, comemoração do nascimento de Buda. Ainda que tenha contado com grande número de visitantes de outras cidades em função da festa do templo, a Eco-Vesak continuou sendo prestigiada em peso pelos granjeiros.
Os expositores da Ecofeira ampliaram a variedade e quantidade de produtos oferecidos, mas ainda assim, por volta do meio dia (a feira começou às nove horas) alguns já tinham vendido toda sua produção. Verduras, legumes, cogumelos e frutas orgânicas são itens bastante procurados, bem como os alimentos já prontos, sob forma de conservas, geléias, pães, biscoitos, massas e bolos. O artesanato sustentável traz funcionalidade e beleza aos visitantes, bem como as flores e plantas ornamentais que também são oferecidos.
O Cantinho das Crianças, conduzido pelos monitores da SELVA -Sociedade Ecológica Verde Amarelo, formados pelo Ponto de Cultura CEACOTUR no Sítio do Mandu, foi uma atração à parte, com atividades de plantio de mudas de horta, além da programação especial da Brinca Yoga, atividade desenvolvida por Renata Von Poser, onde a criançada pôde praticar posturas de yoga e aprender alguns conceitos de forma lúdica e envolvente.
A próxima Ecofeira Granja Vianna vai ocorrer dia três de junho, na Escola Granja Vianna, situada na Av José Felix de Oliveira, 1270, das 9 às 14 horas.
O evento é uma promoção conjunta da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Movimento Transition Town, e Faculdade Mário Schenberg, com apoios da Escola Granja Vianna, Ciagraph, I-Grafix, Felix Office, Loc Tudo e SELVA - Sociedade Ecológica Verde Amarelo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
quarta-feira, 23 de maio de 2012
quinta-feira, 17 de maio de 2012
terça-feira, 15 de maio de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
Treinamento Cidades em Transição Guarulhos
Após a motivadora palestra sobre "transition towns" ministrada por Marcelo Todescan e Isabela Menezes em outubro do ano passado, nesse final de semana o que era apenas uma iniciativa criou raízes com o "Transition Training", facilitado por May East e Marcelo Todescan e articulado por Isabela Menezes.
Esse treinamento contou com a participação de 60 moradores de guarulhos de diversos setores de atuaçao, porem, todos com um mesmo propósito: a transição rumo à sustentabilidade. Foi uma iniciativa
promovida pela Prefeitura de Guarulhos com a Secretaria do Meio Ambiente, com apoio do Instituto CRIS e Oficina da sustentabilidade.
Entre muitas dinâmicas e discussões de grupos, os conceitos sobre a Transição foram transmitidos para o público, com abordagens sistêmicas e participativas, sempre pensando no território local, fazendo um diagnóstico inicial de Guarulhos, e partir disso um grupo iniciador foi formado para assim se iniciar a transição real na cidade.
terça-feira, 6 de março de 2012
Guarulhos em Transição - Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos
Cidade vai planejar ações sustentáveis para 30 anos
01/03/2012 - 14:32

Almeida posa ao lado do secretário Paulo Carvalho e de May East / Márcio Lino
http://novo.guarulhos.sp.gov.br/index.php
Guarulhos vai dar início a um planejamento que visa torná-la mais sustentável nos próximos 30 anos. A proposta é resultado do treinamento internacional Cidades em Transição, evento realizado entre sexta-feira (2) e domingo (4), no Centro de Educação Ambiental Bosque Maia, com a finalidade de capacitar pessoas para promover ações sustentáveis e integradas no município.
A primeira iniciativa nesse sentido foi o anúncio, durante o encerramento do encontro, que o Fracalanza será o “Parque da

A ambientalista May East participou da atividade
Em Guarulhos, o curso foi ministrado pela ambientalista May East, brasileira que reside há 20 anos na Escócia. No domingo, ela também proferiu palestra para cerca de 160 pessoas no Adamastor Centro. O prefeito sebastião Almeida e o secretário de Meio Ambiente, Paulo Carvalho, prestigiaram o evento.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Ametista do Sul em Transição
O município torna-se modelo na região e no Estado do Rio Grande do Sul por encampar a ideia de sustentabilidade. Para tornar-se cidade em transição, nesta semana – segunda e terça-feira –, foi realizado um treinamento com a presença de representantes de órgãos ambientais de vários Estados brasileiros e também da região. Ministraram a capacitação especialistas da área, inclusive de fora do Brasil, como May East, que veio da Escócia. A finalidade do curso é transformar as cidades em modelos sustentáveis, com desenvolvimento econômico, mais integradas à natureza e mais resistentes às crises externas, tanto econômicas como ecológicas. Este foi o primeiro trabalho realizado na região, de muitos que ainda deverão ser desenvolvidos para tornar o município sustentável.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Transition Town Manaus
O movimento Transition Towns chegou em Manaus, capital
do Amazonas, estado em que se concentra a maior parte da floresta amazônica, no
dia 9 de agosto, com uma palestra gratuita de lançamento com o membro oficial
do Transition Brasil, Marcos Ninguém, realizada pela Green Hera e pelo CRIS.
Após o lançamento, criamos um grupo de pessoas que
estavam realmente interessadas em fazer algo e botar a mão na massa para
colocar Manaus em transição. O grupo se mostrou muito bem consolidado e está
hoje no seu oitavo encontro!! Passamos pela fase de nos conhecermos, entender
como cada um pode ajudar e colaborar, definir o fluxo do grupo e nossa missão. Construímos a linha do tempo com as ações
para os próximos 20 anos e acabamos de formar os grupos de trabalho, que até
agora são os seguintes:
- Alimentação Consciente
- Resíduos
- Florestas
- Agroecologia
- Transiçao Interna
- Mudanças climáticas
- Centro/patrimônio histórico
- Transição legal
Atualmente estamos na fase de rever e pensar nas ações
propostas para cada GT, dentro da linha do tempo, e começar a colocar em
prática!
Dentre as ações que já realizamos, fizemos nesse último domingo dia 30/10, um passeio de lancha para visitar a comunidade de ribeirinhos do Jatuarana, localizada no Rio Amazonas, que tiveram suas terras invadidas pelo exército e correm o risco de ser em despejados do local onde nasceram e onde sustentam suas famílias há mais de 100 anos. São os verdadeiros povos da floresta. Esse local também está comprometido com o crescimento urbano desordenado, principalmente por indústrias e fábricas que estão desmatando a região para construírem seus galpões. A idéia do Transition Manaus é começar a desenvolver um trabalho para criar nessa região uma área de conservação de uso sustentável, levando informação e conhecimento para que essas comunidades evoluam em sintonia com a natureza, através de um documentário em vídeo criado e elaborado pelo próprio grupo.
Para o mês de novembro o Transition Manaus vêm com duas ações bem interessantes e abertas à população. A primeira é a exibição do documentário 2012 Tempo de Mudança na Virada Cultural, no dia 12 de novembro. E a segunda é a realização de um Flash Mob de conscientização sobre o lixo (o primeiro evento desse tipo realizado em Manaus!), no evento Copa Direcional de Paraquedismo, realizada pelo programa regional de esportes Expressão, na praia do Tropical Hotel. Essa ação promete mexer com toda a cidade!! Estamos em fase de ajustar os detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira possível!
No mais, é importante ressaltar que o grupo está consciente de que a transição deve começar dentro de casa, e por isso estamos organizando cursos e oficinas gratuitas entre os integrantes, para que possamos adquirir conhecimento e implementar as mudanças necessárias em nossas casas. A primeira oficina será de horta caseira e será ministrada na casa de um dos integrantes. A idéia é que todo o grupo ajude a construir essa horta e depois cada um faz na sua própria casa!
Em apenas 3 meses de movimento já conseguimos criar um esquema de trabalho alegre e produtivo, evoluir com as nossas idéias e o mais importante, sensibilizar todos que chegam para conhecer o Transition Manaus e contribuir de alguma maneira, aumentando e fortalecendo essa corrente do bem!
Dentre as ações que já realizamos, fizemos nesse último domingo dia 30/10, um passeio de lancha para visitar a comunidade de ribeirinhos do Jatuarana, localizada no Rio Amazonas, que tiveram suas terras invadidas pelo exército e correm o risco de ser em despejados do local onde nasceram e onde sustentam suas famílias há mais de 100 anos. São os verdadeiros povos da floresta. Esse local também está comprometido com o crescimento urbano desordenado, principalmente por indústrias e fábricas que estão desmatando a região para construírem seus galpões. A idéia do Transition Manaus é começar a desenvolver um trabalho para criar nessa região uma área de conservação de uso sustentável, levando informação e conhecimento para que essas comunidades evoluam em sintonia com a natureza, através de um documentário em vídeo criado e elaborado pelo próprio grupo.
Para o mês de novembro o Transition Manaus vêm com duas ações bem interessantes e abertas à população. A primeira é a exibição do documentário 2012 Tempo de Mudança na Virada Cultural, no dia 12 de novembro. E a segunda é a realização de um Flash Mob de conscientização sobre o lixo (o primeiro evento desse tipo realizado em Manaus!), no evento Copa Direcional de Paraquedismo, realizada pelo programa regional de esportes Expressão, na praia do Tropical Hotel. Essa ação promete mexer com toda a cidade!! Estamos em fase de ajustar os detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira possível!
No mais, é importante ressaltar que o grupo está consciente de que a transição deve começar dentro de casa, e por isso estamos organizando cursos e oficinas gratuitas entre os integrantes, para que possamos adquirir conhecimento e implementar as mudanças necessárias em nossas casas. A primeira oficina será de horta caseira e será ministrada na casa de um dos integrantes. A idéia é que todo o grupo ajude a construir essa horta e depois cada um faz na sua própria casa!
Em apenas 3 meses de movimento já conseguimos criar um esquema de trabalho alegre e produtivo, evoluir com as nossas idéias e o mais importante, sensibilizar todos que chegam para conhecer o Transition Manaus e contribuir de alguma maneira, aumentando e fortalecendo essa corrente do bem!
Em breve Teremso mais novidades!
firme na transição.
Barbarah Israel
Assinar:
Postagens (Atom)














Rob Hopkins BBC







